quinta-feira, 14 de maio de 2009

Princípio prá quem tem Princípios.

Queria usar essa questão dos Copos na Pista para comentar uma outro ponto, muito importante: O Princípio.
Não a Gênese, a Bíblia, o Verbo.
O Princípio Moral, o Princípio de cada um, o ingrediente maior do qual são feitas as pessoas, o adamantium do Volverine.

Você percebe as pessoas pela forma como elas se envolvem ou não nas questões coletivas.
Porque, para as questões pessoais, cada um tem sua motivação. Agora, quando se trata do coletivo, poucos, muito poucos se envolvem. É aí que se separam os meninos dos Homens.

Vamos aos fatos.
Quando vi o tanto de Copos na Pista me lembrei das salas de cinema, das esperas de Metrô, das Rodoviárias. Tudo tão sujo. Piso, banheiros, uma vergonha.
Mas isso é reflexo do povo e, nesses lugares, as pessoas não têm rosto. A gente não sabe quem ajudou a sujar e quem foi bom cidadão (ou cidadã, é claro).

Agora, numa pista de corridas esperamos encontrar pessoas mais esclarecidas. Mais voltadas para a saúde, do corpo, da mente, da alma, da cidade e do planeta.
Desportistas são mais ligados nessas questões. Então, pensei que seria um bom começo.
Se a gente consegue erguer um movimento em prol da PISTA LIMPA, CONSCIÊNCIA LIMPA, vamos, aos poucos, levando isso para outros lugares.

Pois não tive dúvidas. Pensei numa estratégia e começei logo na segunda-feira bem cedo.
Fiz pesquisas no Google, lí o que já haviam escrito, vi fotos, e mesmo achando que isso já começou em muitos lugares e não foi prá frente, decidi arriscar.

Falei prô Zé, meu irmão, amigo, treinador e ele me disse: - Vai em frente!
E eu perguntei: - Mas você, que corre há muito tempo, não se incomoda com isso?
E ele, sabiamente disse: - JB, o rei está nú. A gente corre há tanto tempo que já incorporou isso à paisagem. Não percebe mais. Mas você está certo, isso poderia ser diferente.

E eu mantei vários emails.
Mandei um para um cara que eu admiro, cidadão honorário de Brasília, grande empreendedor, corredor e patrocinador de atletas. Logo recebi sua resposta: - Conte comigo.
Que alegria!!! Estava combatendo o bom combate e tinha um aliado de peso. Um cara que é formador de opinião. Que, mais do que eu, pode fazer as coisas acontecerem.

Mandei também para um empresário, dono de um site e de lojas de esporte. Grande retorno também. - JB, conta com a gente!!!

E foi assim com o pessoal da CEF, amigos, parceiros, etc. A corrente começa a se formar ou, sem a pretensão de ser dono de nada, volta a se fortalecer em prol da cidade, do país, de Gaia.

Mandei também para uma corredora e blogueira lá de BH. Não recebi nada de volta. Achei que, pelo seu Blog, seus princípios indicavam que ela ia aderir de imediato. Errei feio.

Mas é isso. O princípio é prá quem tem Princípios.

Abraço a todos.

0 COMENTÁRIOS (Clique e Faça o Seu):

 
BlogBlogs.Com.Br