segunda-feira, 11 de maio de 2009

Copos na Pista

Participei ontem da Corrida União Européia, minha segunda corrida.
E pela segunda vez, esputefato (que palavra mais antiga, essa), ví um monte de copos de água jogados pela pista.

Eu não sei se sou novo no esporte e ainda vou me acostumar com isso ou se, sendo novo, deveria trazer um alerta aos que, já experientes, não têm mais o olhar crítico para esse fato.

Talvez seja normal se beber a água e jogar o copinho no chão, mas não seria melhor se os jogássemos fora da pista, em respeito aos demais corredores que vêem atrás de nós?

Além de uma questão de cidadania, é também uma questão de consciência. E aqui cito 3 consciências básicas:
A consciência imediata de que alguém, próximo a nós, que curte o esporte, pode tropeçar nesse copo e acabar caindo.
A consciência periférica ao evento, dando mostras de que sei cuidar da minha cidade. De que sou cidadão e sei jogar o lixo no lugar certo. Olha, até não estou propondo se jogar o copinho numa lixeira (que já poderia estar colocada alí, estratégicamente, sob o patrocínio de uma empresa cidadã ), mas pelo menos não jogar na pista.
A consciência ampla, de uso consciente do planeta, de respeito ecológico, usando aquele momento como demostração de propósito, de bons costumes.

Somos desportistas, queremos saúde, queremos um mundo melhor. Por que, então, não darmos o exemplo?
Tem muita empresa patrocinando atletas. Por que não instruí-los para que dêem o exemplo. Para que mostrem que ele e a empresa que o patrocina cuidam do meio ambiente?

E os sites de inscrições? Eles poderiam estampar banner, promover uma campanha, se engajar nessa mudança de postura.

O SLU também poderia, ao final de cada prova, nos dar uma estatística. Quantos copinhos recolhidos, quantos dentro da lixeira, quantos fora. Vamos por fatos e dados nessa campanha, e vamos nos superar a cada evento.

Também vi muitos fotógrafos instalados na chegada, mas poderia ter alguns no trecho que distribui água, para pegar uns flagrantes, comprar a idéia e promover uma mudança positiva no esporte.

Vamos começar isso, gente. É importante, é urgente, é legal. E, mais do que tudo, é muito fácil.
Basta querer.

0 COMENTÁRIOS (Clique e Faça o Seu):

 
BlogBlogs.Com.Br